d-place: um atlas específico para antropólogos

Um banco de dados de lugares, línguas, culturas e Meio Ambiente 

Dos alimentos que comemos, a quem podemos casar, aos tipos de jogos que ensinam nossas crianças, a diversidade de práticas culturais no mundo é espantosa. No entanto, a nossa capacidade de visualizar e compreender essa diversidade é frequentemente limitada pelas formas que tem sido tradicionalmente documentados e compartilhados: em uma base de cultura por cultura, em histórias contadas localmente ou livros e artigos de difícil acesso. D-Place, que significa "banco de dados de lugares, língua, cultura e meio ambiente," representa uma tentativa de reunir este corpus dispersos de informações. Destina-se a tornar mais fácil para os indivíduos contrastar as suas próprias práticas culturais com as de outras sociedades, e considerar os fatores que podem estar subjacentes semelhanças e diferenças culturais. 

Até agora, D-PLACE contém informação cultural, linguística, ambiental e geográfica de mais de 1400 "sociedades" humanas. A "sociedade" na D-PLACE representa um grupo de pessoas em uma determinada localidade, que muitas vezes compartilham uma identidade cultural e linguagem. Todas as descrições culturais são marcadas com a data a que se referem e com as fontes etnográficas que forneceram as descrições. A maioria das descrições culturais em D-PLACE são baseados no trabalho etnográfico realizado nos séculos 19 e 20. 

D-PLACE permite que usuários interessados ​​a considerar, simultaneamente, como as práticas culturais estão relacionadas com ascendência linguística, práticas de culturas vizinhas, e ao meio ambiente. Faz com que a visualização destes relacionamentos sejam fáceis, com resultados de pesquisa disponíveis como uma mesa, em um mapa ou em uma árvore linguística. D-Place foi projetado para ser expansível, a maioria dos dados culturais iniciais em D-PLACE foram originalmente compilados por dois antropólogos, George P. Murdock e Lewis R. Binford, cada um contando com centenas de referências individuais. 

Para acessar livremente: https://d-place.org/home
d-place: um atlas específico para antropólogos d-place: um atlas específico para antropólogos Reviewed by davy sales on 23:45:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.