conservação, vida social e desenvolvimento

SELEÇÃO PARA O CURSO DE CAMPO

CONSERVAÇÃO, VIDA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO ENTRE O POVO INDÍGENA KAYAPÓ DO SUDESTE DA AMAZÔNIA

Inscrições até 11/07/14

Desde 2007, o PPGAS-UnB participa do curso de campo "Conservação, Vida Social e Desenvolvimento entre o Povo Indígena Kayapó do Sudeste da Amazônia", resultado de uma parceria entre a organização indígena Associação Floresta Protegida (AFP), a Universidade de Brasília e a Universidade de Maryland. O curso tem o objetivo de capacitar estudantes universitários em temas relevantes para a conservação de diversidade biológica e cultural da Amazônia, através de uma experiência de vivência na aldeia Kayapó de A ́Ukre e na reserva do Pinkaiti (ambas na Terra Indígena Kayapó), bem como na região das cidades de Tucumã, São Felix do Xingu e arredores (todas no Pará).

Este ano, o curso será realizado entre 4 e 18 de agosto de 2013, em três módulos, o primeiro em Tucumã, o segundo e o terceiro na reserva do Pinkaiti e na aldeia de A'Ukre. Será ministrado por instrutores indígenas e não-indígenas (doutores em ecologia amazônica e antropologia). Dele participarão entre 8 e 13 alunos norte-americanos.

O Departamento de Antropologia dispõe de duas vagas para seus alunos, uma na graduação e uma na pós-graduação. O objetivo é oferecer a estes alunos a oportunidade de conhecer uma comunidade Kayapó e adquirir conhecimentos de profissionais com longa experiência de trabalho com essa etnia. Também se espera dos alunos brasileiros a realização de uma apresentação aos demais alunos sobre um tema relevante para o curso, que contribua para este e propicie o desenvolvimento de diversas habilidades exigidas nos cursos de graduação e pós-graduação.

Pré-requisitos

1. Estar regularmente matriculado nos cursos de graduação em Ciências Sociais (habilitação em Antropologia), mestrado ou doutorado em Antropologia da UnB;

2. Investimento nas áreas temáticas da antropologia ambiental ou etnologia indígena, preferencialmente na forma de projeto de pesquisa;

3. Compreensão oral e habilidade conversacional em língua inglesa (para permitir a interação diária com os alunos norte-americanos).

Documentos para inscrição

Entregar na Secretaria da Pós-Graduação em Antropologia até 11 de julho de 2014, às 12h00:

1. Carta de intenções (1 a 2 pp.), indicando as razões do interesse em participar do curso;

2. Cópia do Histórico Escolar.

ENTREVISTAS

As entrevistas serão realizadas no dia 11 de junho de 2013, das 14h00 às 18h00 (por ordem de chegada), na sala da profa. Marcela S. Coelho de Souza, no DAN.

conservação, vida social e desenvolvimento conservação, vida social e desenvolvimento Reviewed by davy sales on 13:12:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.