apoio para marshall sahlins

O gesto inédito de Marshall Sahlins ao retirar-se da National Academy of Sciences é um exemplo luminoso da função crítica da Antropologia, tanto na defesa dos direitos de povos indígenas e de minorias, como na defesa da integridade científica contra a vinculação indesejável da academia com o poder.

Ao renunciar à mais prestigiosa instituição científica norte-americana, em protesto ao apoio que ela dá a pesquisas que visam aumentar a eficiência de missões militares dos E.U.A., Sahlins reafirma sua história pessoal de oposição às guerras neocoloniais das últimas décadas, na esteira de seu papel de liderança no movimento estudantil e universitário contra a Guerra do Vietnã.

Motivado também pela eleição de Napoleon Chagnon para a National Academy of Sciences, o protesto de Sahlins reflete sua persistente crítica do reducionismo biológico nas ciências humanas, que no caso de Chagnon é agravado por uma antropologia do povo Yanomami que beira um sensacionalismo digno de tablóide por sua combinação de etnocentrismo e incompetência científica.

Ao protestar simultaneamente contra a militarização da academia e a consagração do preconceito, Sahlins dá um exemplo moral e intelectual para a antropologia e para o mundo acadêmico em geral.

Assine o abaixo-assinado http://www.change.org/petitions/national-academy-of-sciences-change-policies-that-have-led-to-the-resignation-of-marshall-sahlins

apoio para marshall sahlins apoio para marshall sahlins Reviewed by davy sales on 16:11:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.