x ram

image

site oficial: http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/INDEX2.htm

GTs aceitos: http://www.museoantropologia.unc.edu.ar/RAM/CIRCULARES/GTs%20RAM-listado%20aceptados.pdf

Apresentação

Temos o prazer de convidá-los a participar da X Reunião de Antropologia do MERCOSUL, que se realizará na cidade de Córdoba, Argentina, de 10 a 13 de Julho de 2013.

Este encontro científico bianual, em sua origem, fomentado pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), se realiza desde 1995. Organizada por antropólogos e cientistas sociais de universidades e instituições científicas do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Chile), a RAM promove a participação de pesquisadores dos países membros, bem como de universidades ou instituições dos países associados e integrantes da comunidade científica internacional.

Nesta oportunidade, o evento, organizado pelo Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Nacional de Córdoba, se realizará sob o lema:

"Situar, atuar e imaginar antropologias a partir do Cone Sul"

Imersos nas mudanças e transformações aceleradas ao ritmo do crescimento do mercado, processos de transnacionalização e ressurgimentos nacionalistas, narco-violência e outras formas de sofrimento coletivo, lutas pela extensão dos direitos humanos e conversão da cultura num recurso, antropólogas e antropólogos do MERCOSUL nos reuniremos mais uma vez para discutir e celebrar a disciplina que praticamos. Nesta oportunidade, a partir da Universidade Nacional de Córdoba, que festeja 400 anos de existência, propomos orientar a reflexão com base em:
Situar as antropologias para discutir onde estão hoje as ciências antropológicas e perguntar-nos quais são seus tempos e espaços de produção acadêmica e trabalho etnográfico. Onde nos posicionam os atuais processos de (re)institucionalização disciplinar e a reacomodação dos centros e periferias tradicionalmente situados? Situar-nos será uma oportunidade para refletir sobre a posição das antropologias da região nos atuais processos de internacionalização e crises do mundo contemporâneo.
Atuar as antropologias. O ritual do encontro inaugura a possibilidade de voltar a perguntar-nos: O que fazemos os praticantes da Antropologia? A RAM é um espaço que procura dar conta, a nós e também aos outros, das distintas formas de praticar as ciências antropológicas em nossos contextos do Cone Sul. Também será importante deliberar sobre os espaços profissionais onde nós, antropólogos, atuamos; as formas de participação no mundo laboral e a existência de uma vida além da academia.
Imaginar as antropologias. Retomando uma velha preocupação da disciplina, perguntamo-nos sobre os mundos que permitem imaginar nossas pesquisas e intervenções. A reunião também abre a possibilidade de refletir sobre os horizontes de expectativas que se configuram na contemporaneidade e analisar as dimensões que possibilitam ou atentam contra o exercício das diferentes antropologias nacionais e regionais.
Em síntese, a proposta é encontrarmo-nos para fortalecer as conexões entre nossas antropologias, com o objetivo de construir e imaginar, a partir do Cone Sul, mundos mais felizes e democráticos.

Presidente:
Vice-presidente:
Coordenadores acadêmicos:

Diretor Executivo: Beatriz Alasia de Heredia(UFRJ)
Darío Olmo (UNC)
Gustavo Blázquez (UNC)
Alicia Gutiérrez (UNC)
Gustavo Sorá (UNC)

Andrés Laguens (UNC)

Em breve, na próxima circular, detalharemos as datas das convocatórias aos Grupos de Trabalho, Fóruns, Mesas, inscrições, página web e outras atividades.
Informações:: infoxram@ffyh.unc.edu.ar

x ram x ram Reviewed by davy sales on 18:12:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.