Povos indígenas e ações afirmativas: as cotas bastam?

No Brasil contemporâneo, sabe-se – ou se quer saber – muito pouco sobre os 817.963 indivíduos que se autodeclararam indígenas para os pesquisadores do iBGe no Censo de 2010. sabemos que estão distribuídos em 230 povos, falando 180 línguas distintas, compondo cerca de 0,4% da população brasileira e habitando o território de todos os estados da Federação. mais de duas décadas após a Constituição de 1988 e de sua declaração do Brasil como um país pluriétnico, é possível dizer que o “cidadão brasileiro médio” tem parcas informações sobre os povos indígenas no Brasil. isto é reflexo da formação obtida desde o ensino fundamental até o médio, perpetuada no nível universitário, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Leia doc completo aqui

Povos indígenas e ações afirmativas: as cotas bastam? Povos indígenas e ações afirmativas: as cotas bastam? Reviewed by davy sales on 15:46:00 Rating: 5

Um comentário:

  1. Excelente texto. O ponto crucial a meu ver é o despreparo de nosso sistema de ensino superior a recepção -adequada- de outros povos, outras etnias, e pior, suposição de que o mesmo modelo, de "ensino" é válido a toda e qualquer situação.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.