projeto idiomas em risco

Atualmente, a humanidade está vivendo uma extinção em massa: os idiomas estão desaparecendo a um ritmo sem precedentes. E quando isso acontece, uma visão única do mundo está perdida para sempre. Com cada idioma que desaparece, perde-se também um enorme legado cultural: o entendimento de como os seres humanos se relacionam com o mundo ao nosso redor; conhecimento científico, médico e botânico. E o mais importante: perdemos a expressão do humor, do amor e da vida de uma comunidade. Resumindo, perdemos o testemunho de séculos de vida.

Idiomas são entidades que estão vivas e em fluxo constante, e sua extinção não é um fato novo. No entanto, o ritmo no qual os idiomas estão desaparecendo hoje não tem precedentes e é alarmante. Por volta da metade dos 7.000 idiomas do mundo está ameaçada de extinção nos próximos 100 anos. Hoje em dia, porém, temos ferramentas e tecnologia na ponta dos dedos, e isso pode mudar tudo.

Com o Endangered Languages Project (projeto Idiomas em Risco), o Google colocou toda a sua tecnologia a serviço de organizações e indivíduos que trabalham para enfrentar a extinção de idiomas por meio da documentação, preservando e ensinando o idioma. Por meio deste web site, os usuários poderão não só acessar informações atualizadas e abrangentes sobre idiomas em risco, como também amostras do idioma que são fornecidas por parceiros ou exercer o papel ativo de colocar seus idiomas na rede, enviando informações e amostras de texto, áudio e vídeo. Além disso, os usuários poderão compartilhar boas práticas e estudos de caso em uma área especialmente feita para compartilhar conhecimento e se tornarem membros de um dos Grupos do Google.

O Google supervisionou o desenvolvimento e o lançamento deste projeto, mas a meta para o longo prazo é que ele seja gerenciado por especialistas verdadeiros no campo da preservação de idiomas. Assim, a supervisão do projeto em breve transicionará para o First Peoples' Cultural Council (Conselho cultural dos Primeiros povos) e o The Institute for Language Information and Technology - The Linguist List (Instituto para Informação e Tecnologia da Linguagem - Lista do Linguista) na Eastern Michigan University (Universidade do Nordeste de Michigan), em coordenação com o Comitê consultivo.

Visite o site do projeto: http://www.endangeredlanguages.com/

projeto idiomas em risco projeto idiomas em risco Reviewed by davy sales on 15:31:00 Rating: 5

Um comentário:

  1. Dentre esta totalidade de 7.000 idiomas, citada no post, não estaria incluídas dialetos???

    -----------------
    idioma é um termo referente à língua usado para identificar uma nação em relação às demais e está relacionado à existência de um estado político.
    ----------------

    Mas voltando à pertinência do tema, a extinção do idioma estará vinculada à nulidade de pessoas com conhecimento do mesmo. Vejo que alguma cultura comum a uma comunidade faz com que um determinado protocolo de comunicação se mantenha viva. Sendo assim, a extinção do idioma implicará que, doravante, desta comunidade falante não restará um só membro.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.