VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO E CULTURA

Inclusão e exclusão nas dinâmicas sócio-espaciais do mundo contemporâneo

Goiânia-Goiás-Brasil de 24 a 27 de março de 2008

Inscrição e envio de trabalhos: Até 30 de novembro de 2007. http://www.proec.ufg.br/extensao/7sitec


Eixos Temáticos:

1 - Patrimônio imaterial/material e eventos socio-culturais do mundo contemporâneo; Trata-se de trabalhos que investigam temas como a memória individual e/ou coletiva, símbolos de paisagens tradicionais ou modernas, representações diversas; estudos sobre festas religiosas, populares, urbanas, profanas, rurais etc, futebol, feiras, rallys e demais eventos do mundo global contemporâneo, além de cultura urbana ou camponesa etc.

2- Práticas educativas e exclusão/inclusão socio-espacial em territórios urbanos e rurais; Trata-se de investigações que envolvem assuntos ligados a educação formal, educação popular, de alternância e a sua relação com os movimentos sociais; procedimentos de ensino e pesquisa voltados a grupos identitários variados, contemplando a discussão de sua realização em territórios de exclusão e inclusão tanto da cidade como do campo.

3 - Territorialidades, paisagens híbridas e refuncionalização dos espaços; Trata-se de estudos de diversas territorialidades urbanas e rurais, paisagens transformadas, modernizadas, tradicionais bem como a pesquisa de refuncionalização dos espaços mediante eventos socioculturais, seus propósitos, suas dimensões políticas, culturais e sua relação com a comunidade etc.

4 - Teorias, metodologias e práticas de pesquisas sobre cultura e território na contemporâneidade; Trata-se de pesquisa sobre paradigmas e metodologias que se ocupam com o estudo de cultura; experiências socioespaciais de diferentes sujeitos na construção de territórios e territorialidades; aportes teóricos que embasam as pesquisas contemporâneas da relação entre cultura e território etc.

5 - Políticas para a equidade social e territorial. Trata-se de estudos e experiências com políticas de inclusão e exclusão; ações de planejamento, gestão e execução de atividades de integração sociocultural e socioambiental; modelos de participação, compartilhamento; ações moleculares e estatais no território; dimensão privada e pública de políticas de inserção social.

Comissão do VI Seminário Internacional:

Comissão Científica e Organizadora

Maria Geralda de Almeida – Universidade Federal de Goiás/Goiânia-Goiás-Brasil;

Lana de Souza Cavalcanti – Universidade Federal de Goiás/Goiânia-Goiás-Brasil;

Eguimar Felício Chaveiro – Universidade Federal de Goiás/Goiânia-Goiás-Brasil;

Márcia C. H. Pelá - Universidade Federal de Goiás/Goiânia-Goiás-Brasil;

Alex Ratts - Universidade Federal de Goiás/Goiânia-Goiás-Brasil

Beatriz Nates Cruz – Grupo de Pesquisa sobre Territorialidades da Universidad de Caldas/Manizales-Colombia;

Adriana Gómez – Departamento de Desenho Visual, Universidad de Caldas/Manizales-Colombia;

Luísa Fernanda Giraldo – Departamento de Estudos da Família - Universidad de Caldas/Manizales-Colômbia;

Informações: 7sitec@gmail.com

VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO E CULTURA VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TERRITÓRIO E CULTURA Reviewed by davy sales on 10:19:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.